MULTADO A PRIMEIRA VEZ: NÃO PAGUE A MULTA

31 08 2010

ISSO ELES NÃO DIVULGAM!

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro

“Art. 267 – Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa”.

ATENÇÃO PARA AS SUPOSTAS LIGAÇÕES DE OPERADORAS DE CARTÃO DE CRÉDITO

GOLPE FÁCIL DE CAIR – VEJA QUE ELES NÃO PEDEM SENHA

Você recebe uma chamada e a pessoa diz: – Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é ‘Fulano’ e meu número de identificação funcional é ‘tal’ … – O Sr. comprou ‘tal coisa’ ( qualquer coisa bem estranha, como um ‘dispositivo Anti-Telemarketing’) no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre ?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue: – ‘Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?’ (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).

Ápos responder “sim”, o golpista continua … – ‘Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.

Por favor, anote o seguinte número de protocolo ‘… O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede: – ‘O Sr. poderia lê-lo para confirmar?’

Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz então:-

‘Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número’. Feito isto, ele continua: – ‘Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)‘. Estes são os seus ‘Números de Segurança’ (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão! Depois que você informa os referidos números, ele diz: – ‘Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder… Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente’ – O Sr. teria alguma outra pergunta?’

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.

Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.

MOVIMENTO PRO CIDADANIA – DIVULGUEM!

About these ads

Ações

Information

10 responses

26 09 2010
Luciano

Essa da multa espero que seja verdade… rsrsrs.
Abraços.
Estou de volta futucando por aqui….

22 11 2012
celia

Fiz uma reciclagem recentemente e essa da multa é verdade sim, é um dos poucos argumentos que eles aceitam para vc nao pagar a dita multa

26 07 2012
carlos

Valeu!
Essa informação para isentar a primeira multa não circula muito.

5 08 2012
Rodrigo

Primeiro: o pedido não é necessário feito junto ao Detran. Tem que ser direcionado ao órgão de trânsito que fez a autuação (é só prestar atenção na própria notificação recebida em casa). Se for o Detran, OK; mas se for qualquer outro órgão de trânsito é este que deverá analisar a questão.
Segundo: o procedimento não é tão simples. Para fazer o pedido de conversão em advertência por escrito é preciso entrar com um recurso, dentro do prazo normal estabelecido também na notificação, que é de 30 dias, de preferência ainda na fase da defesa da autuação (ou seja, é encaminhado ao órgão de trânsito que autuou e não às Jaris). E a documentação necessária é a exigida para qualquer recurso (também consta na notificação).
Terceiro: o pedido da conversão em advertência por escrito não é automático. O órgão de trânsito vai analisar e pode conceder ou não, tendo como base o prontuário do infrator. E, embora o prazo para o julgamento dos recursos seja realmente de 30 dias, nem sempre esse prazo é cumprido.
Quarto: se aceito o pedido, não se paga a multa e nem se perdem pontos!
No mais, devo dizer que vale a pena tentar. Já vi muita gente conseguir a conseguir a conversão

14 03 2013
Dionisio Raach Cruz

Poderá ser imposta a penalidade de advertência, entre poderá e deverá ser obrigatorio há uma certa diferença, sendo que ao estudar sobre o fato, notei que certas ufs. não acatam muito bem a penalidade de advertência por escrito por achar que não tem aplicação eficaz, não custa tentar e poderá sim conseguir o cancelamento da multa, lembrando que não é obrigatorio e sim facultativo, o mais facil seria pedir o cancelamento da infração por motivo de erros no formulário de preenchimento da infração, existem fatores que implicam nestes erros”procure um despachante e se informe” porém, pela natureza da infração ser comum e facil identificação dificilmente o agente de trânsito cometerá um erro na hora do preenchimento. vou entrar com meu pedido rsrsrss

16 09 2013
thiago

moro no interior a 400 km do detran, onde posso ir para fazer a conversão da infração pra advertencia em minha cidade?

16 09 2013
thiago

moderação, n aceitem meu comentario anterior, e nem esse, ja resolvi o problema… obrigado.

26 01 2014
roberto santos de oliveira

eu roberto nao sabia deste pro ceco brasileiro deveria ce anuciado para todo mundor para quim fiqui salbendo desta novidade.

1 02 2014
Jefeerson Gomes dos Santos

eu tenho aminogs que mora no condomihio entao sai para abastece que o posto é vizinho do condominio é colado com isso a camara do posto mim multou sera que multa todos moradores

17 04 2014
Ueren

e se a multas for municipal, como devemos proceder?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: